quinta-feira, 31 de março de 2011

Desafio Lançado!!


O que é um desafio? Essa foi uma das primeiras perguntas que minha professora fez durante a aula de redação. Lembro-me o quão difícil foi responder a essa pergunta. Sim, parece simples, mas cada pessoa tem seu limite próprio, tem seus medos e dificuldades. Para mim, por exemplo, tenho pavor de gatos e de altura... Estou tentando superar!
Sentir-se desafiado pode ser bom, pois você quer sentir-se capaz de fazer aquilo e sentir-se bem por ter conseguido, mas também pode ser ruim, fracassar ninguém gosta. Tentar, essa é palavra que devemos sempre acreditar. Tente sair de sua rotina, mudanças sempre são boas, por exemplo, se você não tem vontade ou tem preguiça para ler, comece com coisas que você goste, livros pequenos, quadrinhos, jornal, revistas, etc. Se você tem medo de ser você mesmo, de saber que seu potencial vai muito além do que aparenta ser, não desista, apenas tente e vai ver que pode ir longe. Medo de lugares escuros, monstros que não saem de sua cabeça, tudo isso é normal, conversar com alguém ajuda, digo por experiência própria. Enfim, num mundo de infinitas coisas, um desafio é apenas um desafio.
Escrever um texto nunca foi tão fácil para mim quanto resolver aquelas fascinantes equações, mas não tenho do que reclamar, escrever tornou-se um excelente passatempo. Tenho tentando escrever meu livro. Estou indo até bem, já foram alguns capítulos, no momento estou dando uma pausa para reorganizar os pensamentos, enquanto isso perco meu tempo com meus poemas, dos quais são quase sempre sobre o mesmo assunto: amor, amizade. Já mostrei alguns para minhas amigas, gosto de ter opiniões para mudar o que está virando clichê. O último que escrevi foi inspirado em minha professora, ela disse para usarmos palavras diferentes, novas a fim de aumentarmos o vocabulário, então resolvi arriscar, afinal não perderia nada com isso. Valeu a pena, quer dizer, ficou bem diferente dos outros que escrevi. Está aprovado, bom, foi o que a Jéssica disse, só um pouco confuso, mas poetas tem seus momentos tortos, certo?!
Não querendo fugir do que queria escrever, contudo tenho que confessar que estou descobrindo um novo modo de pensar, talvez um pouco mais crítico, porém também bem mais amplo o que facilita as coisas na hora de escrever. Tenho uma mania, gosto de escrever ouvindo música, pode parecer que isso atrapalha, mas me sinto mais inspirada.
Para muitos, desafio pode ser algo difícil, mas ser corajoso o bastante para encarar e conseguir concluir a meta. Este ano professora nova, propostas novas. Ela nos fez um desafio, ler pelo menos um livro por mês sobre o determinado assunto. Achei bem interessante a proposta e por que não tentar? Só espero não decepcioná-la, nem decepcionar a mim mesma. Ler nunca foi uma das minhas paixões. Agora no início estou super empolgada, e espero que até o final eu continue assim, e sei que apesar de minhas controvérsias, sentirei saudades no fim do ano. 
Gabriela S. Berger