quinta-feira, 25 de março de 2010

Resenha da Amanda




Aprendizado
Em momentos desesperados, atitudes são tomadas desesperadamente. Eragon não era um livro que me chamava atenção, mas eu estava com a cabeça tão vazia que precisava de cultura para preencher os vácuos de ar que ela tinha! Eragon foi meu refúgio e até mesmo meu desafio!

Ler um livro de 400 e poucas páginas em menos de uma semana, sendo que trabalho e ainda é semana de provas... ham, complicado!!!

Talvez seja por isso que me encontrei um pouco em Eragon! E nas atitudes desesperadas, mais nas situações,  pra falar a verdade, que nos descobrimos heróis e reconhecemos nossos limites. Em meio a tantas batalhas contra monstros sobrenaturais, emboscadas, a cada instante, imprevistas, que nos reconhecemos e testamos nossos limites!

Nessa semana, chorei junto com Eragon, me apaixonei, venci verdadeiros monstros invencíveis, perdi pessoas especiais, ganhei amigos verdadeiros e principalmente amadureci!

Quando se esta em aperto você começa a reconhecer os seus defeitos, apesar de Eragon ser impulsivo, cabeça dura, topetudo, egoísta, no final ele sempre dava um jeito de acabar tudo bem, mesmo que fosse socorrido ou resgatado! Ele tinha uma grande facilidade em se aproximar das pessoas a ponto delas se apaixonarem pela sua pessoa sem perceber.

E a vida de Eragon nos chama atenção! Ele nunca está em paz, sempre tem algo correndo atrás dele! Até me parece vida real! Sempre tem um medo ou problema correndo atrás da gente! Não há como não se envolver com a história! É uma aventura que você nunca está tranqüilo! Quando você resolve descansar aparece um Razac do nada e tira o sossego!

Confesso que em muitas noites minha irmã teve que dormir no meu quarto! Minha mãe me assustou com um simples gesto e gritei, sim, GRITEI, desesperadamente! A história te envolve tanto que você começa a se preocupar com o personagem, começa a pensar se vai ficar tudo bem com ele no próximo capítulo, e pensa que sua luta nunca acaba e isso revolta, o pobrezinho nunca tem sossego! E traições acontecem na vida de todos, na dele não seria diferente. A diferença e o modo como se supera e o estrago que ela faz na gente!

Apenas tenho a dizer que essa semana foi uma semana e tanto para mim. Eragon me ensinou muita coisa e a magia existe onde quer se vá e, às vezes demasiadamente pode até nos matar! E agradeço por não ter tido a oportunidade de não ver o filme, talvez eu vendo,  não aprenderia tanta coisa como aprendi e nem me apaixonado como aconteceu!

Só tenho a dizer ao Eragon, que quero encontrá-lo na próxima aventura,  melhor do que nessa e que possamos mais uma vez aprender juntos, muito mais! Ate a próxima, Eragon, e que nossa Saphira esteja cada vez melhor! Saúde!

Resenha de Patrícia e Tainara

                          Autora da Resenha: Patrícia

Editora: Ática
Nº de páginas: 89
No dia em que a Regina chegou à sala de aula com os livros que poderíamos escolher para ler, logo vi em sua mão uma obra de um autor de que eu gosto muito: Fernando Sabino.
Não escolhi o Livro O bom ladrão pelo número de páginas, nem pelo título e sim pelo autor.
Fernando Sabino é um escritor brasileiro, que no meu ponto de vista, escreve com um vocabulário fácil de entender, mas ao mesmo tempo complexo.
O bom ladrão é uma trama que envolve Isabel, seu marido e seu estranho primo Garcia que acaba despertando em nós, leitores, uma curiosidade de conhecer o lado bom e o lado ruim de cada personagem.
O autor assimila sua obra com Dom Casmurro, de Machado de Assis, onde ele deixa suspenso a relação do caso. Quem será o Bom Ladrão? Com essa pergunta nós leitores chegaríamos a nossa própria conclusão ao final da história, que começa com o desaparecimento de uma simples caneta.

Autora da resenha: Tainara 
É impressionante como nos identificamos com personagens, um sentimento evolui a cada página, capitulo. A revolta, o carinho, a admiração, a compreensão, o ódio... Algumas pessoas até se dizem apaixonadas por tal que, para ser sincera, não existe. Quem não vai se indignar com as primeiras atitudes de Miss Polly?  Entendê-la com o passar do tempo? Talvez. Quem não vai rir de Nancy com seu jeito de falar? Quem não vai sentir uma montanha russa de sentimentos ao ler um livro?                                                                                        
Com Pollyanna, lembro-me que no início não acreditava que uma pessoa poderia ser tão positiva, até sentia enjoo. Porém, com o passar das páginas, a menina de jeito atrapalhado, (ela se atrapalha para  organizar as idéias e me fez  rir tanto) foi me encantando.
A “menina extraordinária”, consegue mudar, para melhor, a vida de todos ao seu redor. Pode mudar a sua também, porque ninguém resiste a um jogo que como prêmio, recebemos a alegria. Você vai gostar do ‘jogo do contente’ e se emocionar com muitos outros acontecimentos também. Só lendo para participar do mundo dessa menininha. Recomendo.
 

Resenhas: Paulo Victor e João Lucas

Autor da resenha: Paulo Victor

Titulo: Uma menina, um menino - Papel de carta, papel de embrulho
Autor: Flavio de Souza
Editora: Scipione
N° de páginas: 48
Esse foi o primeiro livro que li verdadeiramente. É um livro infantil, mas eu achei interessante!
O livro é sobre ... uma historia de duas crianças, uma menina e um menino, ambos vivem muito sozinhos. O menino tinha duas irmãs, porém elas eram mais velhas, elas se trancavam no quarto e nem davam a mínima para ele.
A menina era sozinha não tinha irmãos, ficava o dia inteiro pensando. Ela teve uma idéia, a partir dessa ideia começa a historia do livro.  

Autor da resenha: João Lucas
Titulo: Lobo, Lobão, Lobisomem
Autor do livro: Luiz Roberto Guedes
Editora: Saraiva
Numero de páginas: 94
Xiririca é a cidade natal de um professor de Educação Física chamado Tiago Lobo. Após Tiago chegar a cidade, Maneco Maluco espalha boatos de que sua família é uma geração de lobisomens. Seus alunos ficaram intrigados e pensavam se era realmente verdade. Tiago e sua prima Diana bolam um plano de fazer um acampamento, onde seus alunos podiam aproveitar suas férias de verão. Nesse acampamento vai rolar uma aventura emocionante e apavorante para desvendar o mistério da montanha lobo e se o professor é realmente um lobisomem.
O mistério rola a solta nesse livro, nele o humor está misturado com o terror. A história é para aqueles que adoram a emoção e o suspense, tinha partes no livro que o coração batia mais rápido, e isso me fazia querer lê-lo mais e mais. Sem dúvida é um livro excelente, vale a pena ler. Queira você também descobrir o mistério dessa saga emocionante!!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Primeiras resenhas: Theo e Thiago

Autor da resenha: Theo
Titulo: O caso da estátua cantora.
Autor: Telma Guimarães Castro Andrade e Teresa Noronha.
Editora: Editora Atual.
N° de páginas: 65.
O livro é sobre ...  uma herança que Dona Branquispuma pode ter recebido. Para ajudá-la nesse mistério, ela conta com a ajuda de duas crianças, Minhanossa e Olhovivo.
Não gostei do livro, pois a história é meio devagar, os fatos que ocorrem  durante a história  não foram atraentes para mim, mas o livro não é ruim.
 Para quem gosta de mistérios, ele será uma excelente escolha.
 
Autor da resenha: Thiago
Titulo: Uma história de futebol.
Autor: José Roberto Torrero.
Editora: Objetiva.
N° de páginas: 79.
O livro é sobre ... uma história que se passa no ano de 1950, na cidade de Bauru. Um menino chamado “Zuza’’, junto com seus amigos, formam um time de futebol e resolvem participar de uma competição.
Gostei bastante da escolha que fiz, no começo achei que o livro seria meio chato, porém no decorrer da leitura você passa a gostar, pois ele é muito engraçado. É também cheio de suspense. Você fica curioso e não consegue parar de ler até descobrir o que acontece de fato. É cheio de surpresas, por isso eu recomendo: leiam Uma história de futebol.

segunda-feira, 15 de março de 2010

ESCOLHA DE MARÇO


ESCOLHA DO LIVRO A SER LIDO EM MARÇO
Aluno/obra/justificativa de escolha
Aluna: Amanda
Obra: Eragon – Christopher Paolini
Justificativa: Curiosidade e Falta de opção.
Aluno: João Lucas
Obra: Lobo, Lobão, Lobisomem – Luiz Roberto
Justificativa: O gosto por lendas urbana.
Aluno: Theo
Obra: O caso da estátua cantora – Tereza Noronha
Justificativa: O livro tem poucas páginas.
Aluno: Thiago
Obra: Uma história de futebol – José Roberto Torero
Justificativa: Trata-se de um tema, o qual eu gosto bastante e por não ser um livro grande.
Aluna: Patrícia
Obra: O bom ladrão – Fernando Sabino
Justificativa: Por causa do autor, li uma obra dele e gostei.
Aluna: Tainara
Obra: Pollyanna – Eleanor Hodgman Porter
Justificativa: Ganhei o livro em 2004. Tornou-se especial pela pessoa que me deu...
Aluno: Paulo Vitor
Obra: Uma menina, um menino – Flavio de Souza
Justificativa: Parece ser um livro interessante!
 

quinta-feira, 4 de março de 2010

LISTA DE LIVROS A SEREM LIDOS EM 2010

Cronograma de leitura
  •  Março – livro de literatura juvenil (Literatura Juvenil é um tipo específico de expressão literária, constituído por obras de ficção, escritas geralmente por adultos e destinadas a um público juvenil, por isso, baseadas em contextos determinados, com conteúdos temáticos sistematizáveis e normas formais bem definidas.)
  • Abril – Um livro da literatura brasileira que retrata ‘Memórias...’ (Gênero de literatura em que o narrador conta fatos da sua vida. É tipicamente um gênero do modo narrativo, assim como a novela e o conto...)
  •  Maio – Clássico da literatura universal (Os clássicos, efetivamente, são as obras-primas de todos os tempos, e como tais consagradas não apenas em português, mas no geral.)
  •  Junho – Um livro de uma escritora brasileira
  • Julho – Um romance de banca (um Romance de Banca ao estilo da Nova Cultural, Harlequin, entre outros livros vendidos em bancas. Vale qualquer segmento, Clássico Históricos, Momentos Íntimos, Júlia, Sabrina, Bianca, etc...)
  • Agosto – Um livro adaptado para cinema
  • Setembro – Um livro de contos ou que nos remeta aos contos de fadas
  • Outubro – um romance histórico brasileiro (O romance histórico é um tipo de romance que mistura história e ficção, reconstruindo ficticiamente acontecimentos, costumes e personagens históricos.)
  • Novembro – um livro indicado e presenteado por um(a) aluno(a) colega de classe. (Cada aluno da sala do 3º ano presenteará um colega da turma com um livro que deverá ser lido nesse mês.)