quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sete desafios para ser rei


Neste mês eu li: Um livro que remeta a contos de fadas
Livro: Sete desafios para ser rei
Autor: Jan Terlouw
Nº de páginas: 176
Editora: Ática
Alguém já perguntou a você qual seria seu maior sonho? Pode ser que sim ou que não, mas uma coisa é certa, todos nós temos diferentes sonhos. Sonho é aquilo que mais desejamos para nossa vida e muitos o consideram impossíveis de serem realizados, por isso muitos desistem de acreditar neles e acabam suas esperanças para uma vida melhor.
Mas para Stach, as coisas não eram assim. Para ele todo sonho era possível, e ele tinha um sonho, seu sonho era de seu rei, mas para isso ele deveria provar com sua coragem, inteligência e habilidades que era a pessoa certa para ser rei.
Então vamos ver como ele fez para atingir seu glorioso sonho!
Katoren era um grande reino onde havia um rei que estava à beira da morte. No mesmo momento em que o rei morre, nasce uma criança chamada Stach. Seu pai pouco tempo após seu nascimento morre de acidente, e sua mãe morre por estar com muita febre. Então seu tio chamado Gervásio o pega para criar.
Dezessete anos depois e com o reino de Katoren ainda sem um rei, Gervásio tem um sonho de que seu sobrinho seria o novo rei de Katoren e levou Stach para uma conferência com os ministros do reino para saber se ele poderia ser o novo rei. Os ministros fizeram uma votação entre eles e para ver o que o jovem teria que fazer para ser rei. Então eles decidiram que ele teria que enfrentar sete desafios quase impossíveis de serem resolvidos, sem falhar.
Sua primeira missão era de acabar com o canto dos pássaros de Decibel, que era uma cidade do reino. O Canto dos pássaros era muito forte, que deixavam as pessoas surdas, por isso elas andavam com protetores de ouvidos nas ruas. Com sua inteligência Stach pegou emprestado um alto-falante bem potente em uma loja de sons e colocou o som mais alto do que o canto dos pássaros, assim os pássaros foram tentar suprir o som da caixa e não aguentaram, ocorrendo assim à perda dos seus cantos. Todos da cidade então ficaram felizes de poder ouvir de novo o som da natureza sem se preocupar. Quando ele voltou os ministros estavam furiosos, mas o povo estava feliz por ele ter conseguido. Então lhe deram a segunda tarefa, que foi de cortar a arvore explosiva da cidade de Polvorinho. Na cidade, Stach conheceu Kim que era a filha do prefeito da cidade, e a primeira garota que ele apaixonara. Ela o contou sobre a árvore e o chamou para ficar em sua casa. Certo dia quando ele aproximou-se perto da árvore uma bomba explodiu e ele se feriu, mas mesmo assim sem medir forças bolou um plano que acabaria com as explosões. Ele mandou parar de fabricar pólvora na cidade, pois a arvore estava entrando em mutação com a pólvora se tornando explosiva. Em pouco tempo em que pararam de fabricar, os frutos das árvores pararam de explodir e foi mais uma missão cumprida.
Os próximos cinco desafios seriam os mais difíceis que ele teria que enfrentar, tal como matar o Dragão de Fumaceira, parar o movimento das igrejas de Ecumênica, pular da parte mais alta da catedral de Santo Aluísio, achar a cura para os tumores que deformavam os narizes das pessoas da cidade de Ingenuinópolis, destruir o feiticeiro de Equilibrium e por ultimo ele deveria sentar-se na Cadeira de Pedra do Forte da Floresta.
Stach vai passar por perigos e aflições em suas tarefas, mas nenhuma delas vai tirar o sonho que ele tanto tem de ser rei, e ele vai fazer o impossível se tornar possível.
Esta história é uma reflexão para nossas vidas, pois todos nós temos sonhos, mas para realizá-los não podemos ficar parados, temos correr atrás e nunca fazendo as coisas sem pensar, pois foi com esperteza e inteligência que o jovem Stach realizou seu sonho. Por isso, não desista de seus sonhos, porque se você persistir eles seram realizados.

Aluno: João Lucas

17 comentários:

  1. Ótima resenha, como sempre. E gostei muito da sua reflexão no final. É isso mesmo, para alcançar o que almejamos não podemos ficar sentados esperando que as coisas aconteçam, temos que fazê-las acontecer.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Erros deveras. Nao quero nem ver os meus erros. Saaaaaaartei. Mas achei sua resenha propicia para o momento por qual estou passando. Nao desistir jamais. O duro é quando se sonha de mais e nao se sabe o que se quer?! e ae.Faz como?! Help-me

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, João...

    Não só o sonho, mas foi também um 'desafio' a parte, para Stach tornar-se rei. Isso é o que dá sabor à realização dos sonhos: a superação dos desafios!

    Ótima resenha!! Sem ressalvas!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Amanda...

    Sonhar faz parte. Ter muitos sonhos é bom também. Mas vamos por parte: priorize, uma de cada vez pelo menos,e o que dá para realizar a princípio, corre atrás. Não espere que seja fácil. O que é muito fácil não tem sabor e história para contar depois, não marca, perde a graça...

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  5. Mas tudo que é dificil de mais, que toma muita espectativa, cansa, desgasta. É complicado quando se luta por algo e nao consegue. Isso frustra. Abate. É complicado

    ResponderExcluir
  6. Sonhar é a melhor coisa do Mundo, e realiza-los então nao tem palavras! (:
    Gostei da resenha Joao! :D

    ResponderExcluir
  7. Penso se todo sonho vira realidade...auhsuahs

    ResponderExcluir
  8. este livro e um maximo

    ResponderExcluir
  9. hehe vai me ajudar com a prova !

    ResponderExcluir
  10. Muito bom esse resumo.A historia é muito legal.
    Parabéns pelo resumo!

    ResponderExcluir
  11. Cara li esse livro há mais de 12 anos atras é simplesmente incrível
    mesmo jeito simples quase infantil de mostrar lições de vida tal qual outro grande livro "pequeno príncipe" recomendo a todos!

    ResponderExcluir
  12. amei!! só acho que poderia explicar os outros desafios!

    ResponderExcluir
  13. Oi pessoal. Leiam este livro. vale cada segundo da sua leitura. E se puderem indiquem às crianças, um presente incrível!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom. O único problema foi a escrita de "serão" como "seram".

    ResponderExcluir
  15. esqueci de ler o livro e esse resumo ira me ajudar bastante hehehe

    ResponderExcluir
  16. Genteee! Amei vcc contou certiinho! Parabens!

    ResponderExcluir

É bom saber o que você achou!!